Analisando Estréias: Kuroko no Basket


Kuroko no Basket chegou para acabar com o preconceito com anime de esporte!

Kuroko no Basket é um dos 2 mangás da famosa revista Shounen Jump que recebeu adaptação para anime. O outro é o mangá Medaka Box. E entre as duas estréias, Kuroko no Basket teve mais destaque e mostrou um ritmo mais forte.

Kuroko no Basket é um mangá de basquete escrito e ilustrado por Tadatoshi Fujimaki, mangá o qual já conta com 16 volumes publicados. É muito difícil um mangá de esporte fazer sucesso na Shounen Jump, mas atualmente Kuroko no Basket superou as expectativas. “E qualquer semelhança com Slam Dunk é mera coincidência”.

 Informações do Anime: –

Título: Kuroko no Basket

Título em japonês: 黒子のバスケ

Gênero: Esporte (Basquete)

Ano: 2012

Total de Episódios: —

Site Oficial: –

Diretor: Shunsuke Tada

Estúdio: Production I.G

Eu particularmente não sou muito fã de animes e mangás de esporte, conferi alguns. E a alguns meses atrás eu descobri o hype que tinham colocado sobre Kuroko no Basket, então eu resolvi dar uma conferida no mangá, então foi aí onde eu me surpreendi, li alguns capítulos e fiquei muito ansioso pela animação.

História

A história começa no Colégio Seirin, no dia em que os clubes estão recrutando novos membros. É neste momento que somos apresentados à Kagami Taiga, um estudante recém chegado dos Estados Unidos, e que está interessado em entrar no clube de basquete do colégio, mesmo tendo convicção de que no Japão não encontrará um jogador à sua altura. Juntamente com ele também se inscreve no clube outro misterioso estudante, só que esse, além de não ser notado, é um ex-membro do clube de basquete do Colégio Teiko, clube famoso por sua “Geração dos Milagres“. Após esse primeiro momento temos a apresentação dos novatos, na qual descobrimos que aquela ‘magrela’ da mesa de formulários é, na verdade, a técnica do time, sendo ela dona de uma incrível habilidade: ela consegue, só em olhar para o corpo do atleta, saber os dados físicos deste. É nessa leva que o tempo passa, os novatos tiram as camisas, são ‘examinados’ e ninguém percebe a presença do misterioso Kuroko Tetsuya, possível prodígio da “Geração dos Milagres“.

Kuroko, depois de ser percebido, é examinado pelos olhos da técnica, que se espanta por seus dados abaixo da média. Kagami passa até a considerá-lo muito fraco, dizendo-o até que deveria desistir do basquete, mas é no primeiro treino que Kuroko mostra suas verdadeiras habilidades, sendo essas muito importantes para o jogo. Kuroko, usando sua agilidade e “ausência”, é quase um fantasma na quadra, facilitando o passe e fazendo com que a bola chegue mais rápido ao seu colega de time.

E com isso, tudo, ou quase tudo, é esclarecido. Mesmo não finalizando as jogadas, ele mostra que é indispensável. É aí que compreendem que era ele o “jogador fantasma” da “Geração dos Milagres”; o sexto e lendário prodígio.

Um shounen de esporte, era isso que eu estava aguardando. Temos uma boa história, boa temática, um protagonista com uma habilidade diferente e original, bons objetivos, etc. É perfeito! Me surpreendi com a estréia de Kuroko. Foi um episódio que grudou meu olhar na tela por todo o momento, muito divertido e interessante.

Um confronto entre pessoas com mais habilidades que as outras sempre é bom de se ver, porque sempre tem aquelas evoluções e surpresas. E está presente no anime o bom e divertido battle shounen. Não comparem com Slam Dunk. Essa é a hora de Kuroko no Basket invadir as quadras!

E a fusão entre esse belo enredo com o estúdio de animação Production I.G se torna uma coisa muito boa de se ver, um character design muito bom, acho muito legal a expressão do Kuroko com aqueles traços caprichados.

Olha, é o único de esporte que eu conferi na temporada, não sei quanto aos outros, mas esse é o melhor da temporada com a temática esporte. E talvez o melhor shounen, pois irá agradar muito o público que curte shounen. Eu estou muito ansioso para ver o desenrolar das estória.

E o anime deixa aquela sensação de querer ver logo o próximo episódio, as cenas de ação são muito bem projetadas , como é normalmente em qualquer anime de esporte. Aquele quique da bola, aquele som da bola entrando na cesta, aquele ruído do tênis, realmente tem uma ambientação bem realista.

Gostei muito da abertura e do encerramento, que segue aquele clichê dos animes shounen, a abertura com aquela música mais agitada e com aquela típica apresentação de personagens, e o encerramento um pouco mais lento porém empolgante. Outro ponto importante do anime que merece destaque é a trilha sonora, muito bem ajustada com a agitação do esporte e se enquadrando perfeitamente na cena da partida-treino, por exemplo.

Enfim, a estréia de Kuroko no Basket me agradou do início ao fim! Como eu li um pouco do mangá antes do anime ser lançado, eu já tinha uma certa expectativa para a animação, a qual não me desapontou nem um pouco. E não criem hypes como “O novo Slam Dunk” pois Slam Dunk é i-n-s-u-b-s-t-i-t-u-í-v-e-l! O anime vai tomar um bom ritmo daqui pra frente, e aguardo uma melhor explicação sobre os personagens. Então é isso, vamos acompanhar até o fim e aguardamos um bom resultado no final do anime!

Nota: 5 Yokais

Baixe Kuroko no Basket na Yokai Animes

Confira o Primeiro Contato de Kuroko no Basket no Top10Animes

Anúncios

Publicado em 26 de abril de 2012, em Analisando Estréias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: